Cluster – Os 7 melhores Softwares Gratuitos para DX

0

Se você nasceu depois de 1994, acredite: houve uma época em que não tínhamos internet. Na verdade, a internet até existia, mas o acesso a ela era restrito a militares e pesquisadores. Para piorar, no início a rede mundial de computadores servia basicamente para troca de emails, já que as páginas da web ainda não haviam sido inventadas e imagine como era fazer DX e conquistar aquele país raro ou aquela figurinha difícil. E antão veio o Cluster.

Basicamente um Cluster é uma “sala” de chat, ou BBS no qual Dxistas podem visualizar anúncios(spots) realizados por outros radioamadores ao redor do mundo para acompanhar contatos de expedições, contestes em andamento, etc.

As informações(spots) são em formato muito curto, contém basicamente registro de intensidade de sinal, localização, modo de transmissão e outras informações  de modo a contribuir com conhecimento de colegas ao redor do planeta que estejam visualizando o evento. Não é destinado a simples troca de informações pessoais.

Muitos DXers monitoram o Cluster apenas para saber o que está no ar naquele momento, mas muitos outros usam o Cluster como como um verdadeiro cão de guarda, alertando quando uma determinada estação está no ar.

Onde a Internet está disponível, estes clientes DX Cluster pode se conectar usando o protocolo Telnet, mas muitos deles podem até mesmo se conectar via porta serial para um TNC conectado via rádio pacotes; lá onde tudo começou originalmente.

Hoje em dia já é possível utilizar interfaces conectadas nos rádios tornando mais conveniente para o operador se conectar o DXCluster, permitindo que se mude a frequência do rádio com um simples clique no spot anunciado.

Hoje existem vários softwares disponíveis, selecionamos aqui os sete principais e gratuitos, mas você tiver um tempo pode estar visitando uma lista completa de Cluster DX , entre eles estão os gratuitos e pagos.

Confira outras aplicações de DX Cluster para outros sistemas operativos e dispositivos móveis.

Share.

About Author

Aos 14 anos mudamos para Belém-PA onde em 1995 conheci o Radioamadorismo ao participar de uma Feirinha na Labre e não deu outra.
Sou da turma do Dx, Contestes, Expedições e adoro CW.
Hoje, mesmo sem estação em casa, o RF insiste em não me deixar, por isso alimento essa fonte através deste Blog com conteúdos sobre nosso maravilhoso Hoby. Obrigado pela visita.
73’s, Dan

Deixe um comentário